Tai Chi Chuan

O que é?


O Tai Chi Chuan é um exercício marcial de origem chinesa oriundo de tradições bem antigas, uma junção de elementos de diversas práticas tradicionais que tinham por finalidade a preservação da saúde e a longevidade. Composto de movimentos circulares combinados com uma respiração ritmada ajuda a harmonizar o sistema nervoso e regula o sistema cardio-vascular.


Para que serve?

Fortalece o corpo, serena o "espírito", alonga e relaxa os músculos, fortalece as articulações de forma bem suave, ativa a circulação.

A quem se destina?
Indicado para pesssoas de qualquer idade, não requer preparo de atleta, mas a prática constante e regular promove um sensível aumento da resistência física e a força interna.
Como surgiu?

Segundo a tradição, um monge taoísta chamado Chang San Feng, que teria vivido durante a dinastia Song (1127-1279), teria sido o criador do Tai Chi Chuan. Dizia a lenda que ao sair do mosteiro para caminhar e contemplar a natureza, se deparou com um confronto entre um grow e uma serpente. O grow com seu bico pontudo e duro fazia ataques agudos e rápidos enquanto que a serpente se esquivava habilmente se enrolando sobre si mesma e desferindo botes certeiros. O grow se defendia abrindo as asas e erguendo a perna. E da observação desse inusitado confronto, onde não se via um levar vantagem sobre o outro, que o monge imaginou uma forma de incorporar aqueles movimentos e desenvolveu uma técnica de luta baseada na movimentação dos animais e observação da natureza.Lendas à parte, sabe-se que o Tai chi surgiu mesmo à partir de exercícios taoístas para a manutenção da saúde combinados com técnicas de combate.




Aulas as sextas de 19 as 20h e aos sábados de 9 as 10h30.
Mensalidade: R$ 45,00