A espada "jian" e a prática de Espada Tai Chi

A espada "jian" é estreita, apresenta corte dos dois lados de sua lâmina fina, desenhada de modo a emitir sons quando vibrada pelo praticante durante uma competição de Wu Shu. Um pingente atado a seu cabo adiciona seu apêlo visual aos movimentos.

As formas tradicionais dos movimentos de Tai Chi Espada estão historicamente enraizadas em sua aplicações marciais, e assim foram originalmente desenvolvidas considerando o emprego das armas disponíveis na época em que foram criadas.

As formas de "Taijijian" foram desenvolvidas pensando no uso de uma espada "jian" comum na época, com seu peso, equilíbrio e resistência apropriados para o uso efetivo no combate armado. No filme O Tigre e o Dragão a espada "Destino verde" manuseada pelo protagonista Li Mu Bai é diferente das que conhecemos em apresentações de Wu Shu, é semelhante às utilizadas ao longo da história da China em batalhas como as do Período dos Reinos Combatentes.

Espada "jian" do Período dos Reinos Combatentes.

Conforme a avaliação do especialista Scott Rodell, os diversos tipos de espadas "jian" utilizadas atualmente como instrumento de treinamento em escolas de artes marciais ou para apresentações de "taijijian" em competições de wushu geralmente apresentam qualidades que as tornariam inadequadas para as batalha reais travadas com este tipo de arma: lâminas extremamente finas e com um alto grau de fexibilidade, se comparadas às espadas realmente utilizadas nos campos de batalha ao longo da história da China, foram criadas para conquistar o público durante as performances de "wushu".

Os diferentes estilos familiares tradicionais de Tai Chi Chuan têm formas diversas de aquecimento, sequências de treinamento, e exercícios a dois praticados com a espada ("jian").